Como obter a indulgência plenária do Ano Mariano no Brasil

O Papa Francisco pediu à Penitenciaria Apostólica o reconhecimento do ano jubilar mariano em curso no Brasil (de 12/10/2016 a 11/10/2017) e a concessão de indulgências.

Para alcançar a indulgência plenária, serão necessárias as condições habituais: a confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração na intenção do santo padre, o papa. O documento enviado pelo Supremo Tribunal da cúria romana ressalta que a remissão será concedida “aos fiéis verdadeiramente penitentes e impulsionados pela caridade, se em forma de peregrinação visitarem a basílica de Aparecida ou qualquer Igreja paroquial do Brasil, dedicada a Nossa Senhora Aparecida”.

No local, deverão “devotamente participar das celebrações jubilares ou de promoções espirituais ou ao menos, por um conveniente espaço de tempo, elevarem humildes preces a Deus por Maria”, concluindo com o Pai Nosso, o Credo e a Ave Maria, rogando pela fidelidade do Brasil à vocação cristã, pedindo vocações sacerdotais e religiosas, e em favor da defesa da família humana”.

Também se estabelece uma condição especial para a obtenção das indulgências pelos devotos fiéis impedidos de fazer sua peregrinação por causa de graves condições de saúde e limitações de idade. Eles poderão alcançar as mesmas indulgências se “assumida a rejeição de todo pecado, e com a intenção de cumprir onde em primeiro lugar for possível as três condições, espiritualmente se dedicarem diante de alguma pequena imagem da Virgem Aparecida, a funções ou peregrinações jubilares, ofertando suas preces e dores ao Deus misericordioso por Maria”.

O pedido de concessão da indulgência durante o Ano Nacional Mariano foi feito pelo arcebispo emérito de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis. Na solicitação, o cardeal explicou que durante o tempo jubilar na Igreja no Brasil serão realizadas “várias celebrações sagradas e peregrinações em honra da celeste Padroeira do Brasil não só na Basílica Nacional Santuário de Aparecida, mas também em todas as igrejas paroquiais dedicadas em honra d’Ela” para que cresça nos fiéis “piedoso afeto para com a ‘Virgem Aparecida’ e assim se tornem mais fortes nos veneradores d’Ela a fé, a esperança e a caridade, e eles próprios, refeitos pelos sacramentos, sejam mais e mais estimulados a conformarem a vida ao Evangelho”.

Em resumo:
Para obter a indulgência plenária do Ano Mariano comemorativo dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, é preciso:

– Visitar a Basílica Nacional de Aparecida ou peregrinar a uma igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida
– Confessar-se
– Comungar
– Fazer um momento de orações a Deus por intercessão de Nossa Senhora, nas intenções do Santo Padre
– Concluir rezando o Pai Nosso, o Credo e a Ave Maria:
* pedindo pela fidelidade do Brasil à vocação cristã,
* pedindo vocações sacerdotais e religiosas,
* em favor da defesa da família humana

 

(via Totus Mariae)

Retirado de Aleteia

About The Author